As razões da infidelidade masculina

Muitas mulheres já descobriram ou desconfiaram de uma infidelidade do seu parceiro e nessas alturas, surge a inevitável pergunta: «Porquê?». As razões são variadas e cada situação tem uma explicação diferente, mas há certos traços comuns aos casos de infidelidade masculina.

O que os homens procuram numa traição

infidelidade masculinaComecemos por uma descoberta que pode ser surpreendente e que contraria um dos mitos relacionados com a infidelidade masculina. Eles não procuram apenas sexo com mulheres casadas.Esta foi a conclusão a que chegou M. Gary Neuman, psicoterapeuta norte-americano e autor do best-seller «A verdade sobre a traição» publicado em 2008. Neuman partiu de dados que indicavam que 50% dos homens americanos já foram infiéis e criou um questionário para tentar perceber as razões que levam às «escapadelas» masculinas. E as conclusões a que chegou, embora a amostra fosse relativamente curta (apenas 100 homens) causaram surpresa. Segundo este estudo, 48% dos homens traíram por insatisfação emocional, ou seja, porque não se sentiam amados, admirados e reconhecidos pelas respetivas mulheres. Entre os inquiridos, 32% confessaram que a razão da traição se deveu a insatisfação emocional e sexual. A insatisfação meramente sexual esteve na origem de apenas 8% dos casos de traição. Ou seja, tal como as mulheres, eles também necessitam de atenção e apreciação e mesmo que amem as parceiras, podem procurar esse reconhecimento noutras pessoas.

Razões transversais à infidelidade dos sexos

Outra razão transversal no que respeita à infidelidade em ambos os sexos é a rotina. Se a relação entrou numa fase morna, em que já não há lugar para explorar, fantasiar ou criar novos pontos de interesse no sexo, é muito provável que ocorra uma traição. A atração pelo que é diferente e desconhecido é inerente à própria espécie humana. A monotonia gera desinteresse e quando esse desinteresse se manifesta a nível sexual, soam os sinais de alarme e a infidelidade torna-se muito mais provável.

A diferença entre o nível de desejo entre os parceiros e a falta de disponibilidade de um deles para o sexo potenciam também o aumento das probabilidades de traição. O cliché da mulher que alega ter dores de cabeça ou cansaço para se recusar a ter relações sexuais é real. E a ideia de que esta pode ser uma das razões para a infidelidade dos homens é mais verdadeira do que possamos pensar.

As questões culturais e as traições masculinas

As questões culturais também podem ajudar a explicar as traições masculinas. Ainda hoje existe uma maior tolerância em relação à infidelidade quando ela é praticada pelo elemento masculino. As mulheres que traem são muitas vezes criticadas, os homens perdoados e até encorajados. Assim, e mesmo que sejam descobertos, os homens sabem o seu comportamento será desculpabilizado pelo simples facto de serem homens.

Esta questão leva a outra possível explicação para a infidelidade masculina: os amigos e colegas de trabalho, que muitas vezes incentivam e ajudam a ocultar as traições. Um homem que tem um grupo de amigos que são frequentemente infiéis pode vir a trair a mulher. Sabe que essa atitude não vai ser reprovada nem alvo de julgamento por parte dos seus pares. O desejo de autoafirmação e de pertença a um determinado grupo não termina na adolescência e pode servir como catalisador para uma traição.

Outra razão que pode ajudar a explicar a infidelidade masculina é a oportunidade: enquanto as mulheres tendem a analiasar mais friamente a situação e a pensar antes de trair, os homens deixam-se levar pelo calor do momento.

Inscrição rápida
Temos Mulheres a 22 km de ti que Procuram Homens Casados e Solteiros
Confirme o seu registo em Infieis Casadas

Nome:

Email:

Sou:
Procuro:
Data de nascimento:

Sou maior de idade e aceito os termos

PUBLICAR COMENTÁRIO

Chucha quer falar

Quarta-feira, Outubro 18, 2017

Distância: 11 km

Procura: Curtir uma noite

Estado: Solteiro/a

Fotos: 6

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao utilizar os nossos serviços está concordar com a sua utilização. Saber mais sobre cookies